O 83º Grupo Escoteiro Olave Saint Clair foi fundado em 07 de março de 1982, pelos esforços dos amigos Rodrigo Hildebrand Robleño e Carlos Alberto Cardiel Roca (Cuco). A ideia partiu de Rodrigo, que conheceu o Movimento Escoteiro quando esteve em Madrid, na Espanha.

Quando retornou ao Brasil, aos 14 anos, trouxe consigo o desejo de fundar um Grupo Escoteiro local. Ele começou se filiando ao 38º Grupo Escoteiro Moacir Jardim, na cidade de Mateus Leme. Na mesma época, conheceu na escolha onde estudava o amigo Cuco, com quem compartilhou sua paixão pelo escotismo e trouxe o amigo para participar no 38º.

Juntos, eles cultivaram o desejo de fundar um grupo na cidade de Betim. Por ainda serem menores de idade, não poderiam executar tal feito sozinhos. Por isso, convidaram familiares e amigos já em idade adulta para se juntarem a eles e compor a chefia do grupo. São eles: Maria Inmaculada Cardiel Roca (Ada), Antonio Pedro Cardiel Roca (Toni), Alexandre Magno Braga da Silva, Joaquim Botinha da Cunha (Botinha), Eunice Maria dos Santos, Claudia de Almeida Santos e Cleunice Maria dos Santos.

Outros jovens vizinhos e filhos de amigos da futura chefia do Grupo também foram convidados para atuarem como Monitores e Primos. Todos participaram durante alguns meses no 38ºGEMG e, tendo realizado suas promessas, foi chegado o momento de fundar o 83º Grupo Escoteiros Olave de Saint Clair, em Betim, chefiado pelo Sr. Antonio Cardiel Luna (pai de Ada, Toni e Cuco), sob direção executiva do Sr Francisco de Paula e Silva, fundamental nas negociações junto à Secretaria de Educação do Município para uso das dependências do Colégio CETAP, que foi a sede do GEOSC durante muitos anos.

O nome foi sugerido por Rodrigo, Olave Saint Clair, esposa do fundador do escotismo e nome do Grupo a que ele pertencera na Espanha, que foi aceito por todos. Para o lenço, houve uma eleição na qual foram escolhidos as cores e símbolo, vencendo o lenço cinza com friso vermelho e o símbolo que possuía a Flor de Lis com o nome de Betim e a abreviação GEOSC.

De lá pra cá, foram muitas histórias e causos, que permanecem vivas na memória de seus fundadores e segue sendo levada adiante a cada novo jovem e adulto que escolhe o GEOSC como sua família escoteira!